sexo na gravidez

Saúde – O que não te contaram sobre o sexo durante a gravidez

Um tema que sempre gera dúvidas entre mulheres na gestação, sobretudo mamães de faixa etária mais nova, é a frequência da prática sexual na gravidez. Sim, mulheres grávidas podem ter uma vida sexual ativa e saudável, uma vez que a gestação esteja ocorrendo de forma regular. É necessário fazer acompanhamento médico constante, para o acompanhamento de situações como, ocorrência de placenta prévia, sangramentos, ou ainda incidências de abortos espontâneos.

É aconselhável usar preservativo e evitar sempre o contato direto, devido ao risco de infecção por doenças transmitidas no ato sexual, como o zika vírus. Se tudo estiver correndo bem, sexo durante a gestação é visto sempre como positivo, uma vez que fará a mulher se sentir bem e disposta. O ato também contribui para reforçar os laços de amor e carinho entre a mulher e parceiro.

Quando ter relações na gravidez não é seguro?

Em casos de infecção, placenta prévia, propensão ou ameaça de parto prematuro, histórico de insuficiência de colo uterino ou colo uterino dilatado, bolsa rompida e infecções na região genital, segundo médicos, é importante evitar. É imprescindível muito diálogo entre o casal levando sempre em conta que os cuidados são temporários para privilegiar o bebê.

É possível engravidar durante a gravidez?

Sim! A chamada superfetação é uma condição onde a mulher engravida de gêmeos mas não necessariamente ao mesmo tempo, tendo alguns dias de diferença na concepção. Geralmente isso acontece em mulheres que estão realizando algum tratamento para engravidar, como o uso de indutores da ovulação, mas ainda assim esta não é uma situação comum.

Numa gravidez comum após a concepção o corpo da mulher impede que a ovulação aconteça novamente e por isso um outro óvulo não pode ser fecundado. No entanto, pode haver alguma alteração à nível hormonal que faz com que mesmo já estando grávida há alguns dias, a mulher possa ovular novamente, correndo o risco de ser fecundada, passando então a estar grávida de gêmeos.

Todo cuidado é necessário nesta fase! Permitindo assim que o bebê nasça de forma saudável e sem dificuldades. Uma dica, durante os primeiros meses de vida, e enquanto houver necessidade, use fraldas e lenços umedecidos da Personalidade Baby para mais proteção e higiene delicada, respectivamente.

Referências: Baby Centerbbc Brasil

compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email