Pés e unhas dos bebês exigem cuidados específicos

Sono, fome e dores de barriga são algumas das causas de choro mais comuns entre bebês. Além destes, outro problema simples de resolver às vezes tira o sono de pais de primeira viagem: A falta de cuidados com as unhas do pé da criança!

Incômodos causados porque o bebê esperneou demais, e acabou batendo em alguma coisa, ou ainda, um cantinho de unha que inflamou geram dor e, nem sempre, recebem a atenção devida. A podóloga infantil Yumi Ikeda, de São Paulo, afirma que a maioria dos pais faz a escolha dos calçados infantis sem pensar no quanto o número e formato pode atrapalhar o crescimento das unhas.

Além de fazer o corte correto das unhas, evitar macacões ou meias que apertam demais os pés do bebê é fundamental para prevenir inflamações na unha. “O atrito e pressão dessas peças junto à pele pressiona as unhas, que acabam encravando”, afirma Ikeda. Optar por sapatinhos flexíveis, ou ainda, numeração maior são mais confortáveis para o bebê. “Os ossos dos pés vão se formando com o passar dos anos e, por isso, é muito importante optar por calçados que permitam o crescimento dos pés”, conta o ortopedista Sérgio Costa, de São Paulo.

Segundo o profissional, macacões fechados nos pés precisam ser mais folgados para permitir que os dedos se movimentem. Também é preciso respeitar o formato e o tamanho dos pezinhos na hora de escolher modelos com a frente mais quadrada ou arredondada, por exemplo.

Os pés não devem ser esquecidos na hora de passar protetor solar. A pele do bebê é bem mais fina e delicada que a de um adulto e, por isso, mais sensível ainda aos raios solares.

Fonte: Publicado por Letícia Gonçalves em http://www.minhavida.com.br/familia

compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email