Manter um bebê recém-nascido em segurança dentro de casa exige atenção constante! Protegê-lo é relativamente simples, mas é algo que deve envolver preocupação tanto do papai como também da mamãe. Nesse período, o neném ainda é muito pequeno para criar maiores riscos, ele não pode, por exemplo, subir escadas e nem sair do berço, mas é importante estar em alerta com algumas situações e momentos da casa que podem exigir cuidados redobrados.
Outros perigos podem rondar sua casa, por isso, atenção redobrada! Deixe objetos pesados ou quebráveis longe do alcance da criança. Coloque o berço e o trocador longe de janelas e cortinas. Um tropeção ou queda pode ser um grande acidente quando se está com um bebê no colo. Confira mais algumas dicas:
Na hora de dormir: Para reduzir o risco da síndrome da morte súbita, o bebê deve dormir sempre de barriga para cima em um colchão firme. Cobertores, protetores de berço e pelúcias não devem fazer parte do ambiente de sono da criança, sim, eles precisam ser retirados do berço durante o sono. Um macacão quente ou um pijama é a escolha mais segura do que uma manta para manter o bebê quentinho. Cobertores podem enroscar na criança e causar asfixia. É muito importante também estar atento ao tamanho do colchão, que deve estar justo dentro do berço para que não haja espaço para o bebê ficar preso nas laterais.
Na hora do banho: Um encosto de banheira é um ótimo auxílio, mas pode criar uma sensação de falsa segurança. Já houve muitos casos de bebês que se afogaram escorregando desses encostos. O ideal é nunca deixar o bebê sozinho nem por um segundo na banheira. Tapetes antiderrapantes também podem ajudar as novas mamães. Jamais deixar o bebê na banheira, mesmo que “rapidinho” só para atender um telefone ou abrir a porta de casa para alguém que chegou.
Na hora da troca de fralda – Mesmo os menores nenéns podem rolar do trocador se deixados sozinhos. Nunca saia de perto do trocador enquanto o bebê estiver nele. Esqueça telefones tocando, campainhas etc. Antes de colocar o bebê no trocador, verifique se tem à mão tudo o que vai precisar. Mesmo que a troca seja feita em cima da cama do casal, o risco é grande pois alguns bebês conseguem se virar e rolar em questão de segundos. Caso esteja insegura, faça a troca no chão, com um acolchoado, até pegar a prática.
E atenção mamãe, para manter seu neném protegido, e você tranquila por muito mais tempo, prefira fraldas seguras e de qualidade como as linhas da Personalidade Baby!
Referências: Guia do Bebê