Pegar o bebê no colo é positivo! Sabe aquela história de que o bebê recém-nascido precisa ficar sempre no berço? Não é bem assim! O toque, principalmente dos pais, nos primeiros dias de vida, tem efeito de longa duração no cérebro da criança. Um novo estudo com 125 bebês prematuros e nascidos a termo no National Children’s Hospital (EUA) concluiu que aqueles que tiveram pouco contato pele a pele com os pais ou profissionais de saúde apresentam respostas neurais reduzidas ao toque. Ou seja, possuem menos sensibilidade, o que prejudica a interação com as pessoas. A diferença é ainda mais perceptível no caso dos prematuros.
Para chegar neste resultado, os pesquisadores testaram leves sopros de ar sobre a pele dos bebês, simulando o toque, e medindo a resposta cerebral deles com eletrodos. “Ficamos surpresos ao perceber que os bebês que passam por procedimentos dolorosos muito cedo [e tampouco contato com pessoas] têm a sensibilidade ao toque afetada”, diz Nathalie Maitre, que coordenou o estudo.
Para driblar isso, as UTIs neonatais devem incentivar os pais a terem mais momentos junto aos filhos. Se as possibilidades forem restritas, os profissionais podem ser orientados a fazer esse papel sempre que possível. “Quando o bebê entra em contato com o corpo da mãe ou do pai, há uma troca cognitiva. Isso traz a lembrança dos batimentos cardíacos da mãe, o que o deixa mais sereno”, diz a pediatra neonatologista Luiza Volpolini, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Segundo ela, crianças que recebem esse carinho desde o início de vida ficam menos irritadas e têm um sono mais tranquilo ao ir para casa.
PASSEIOS: Muita calma. Pense que seu pequeno passou nove meses dentro do útero, um lugar calmo e silencioso, e, de repente, se deparou com uma infinidade de sons, movimentos e novas temperaturas. Não é fácil absorver tanta informação! Para minimizar o choque inicial, evite sair de casa com ele no primeiro mês. Depois disso, vocês já podem visitar os familiares e ir à pracinha tomar sol por alguns minutos. Passeios mais longos só depois de 2 meses e meio. No carro, o bebê conforto deve ser posicionado no banco traseiro, de costas para o painel, até seu filho completar 1 ano de idade ou 10 quilos. A partir de 1 ano, ele já pode passar para a cadeirinha, de frente para o painel, presa pelo cinto de segurança. Quando for colocar o bebê conforto no carrinho, tudo bem deixá-lo virado para você, até porque fica mais fácil de ver como está a criança. Quando ela crescer um pouco mais, aí, sim, deve ficar virado para frente, para poder ver o mundo e interagir com ele.
TROCA DE FRALDA: Por dia, o recém-nascido pode fazer em média xixi até 6 vezes. Inicialmente, o intestino libera o mecônio, um cocô verde-escuro, e é normal ficar sem evacuar até três dias. O ideal é trocar a fralda suja o mais rápido possível e, de preferência, antes das mamadas, pois fazer isso depois pode facilitar que o bebê regurgite.
Limpe a área com algodão, toalhinhas umedecidas da Personalidade Baby e água morna e para quando não estiver em casa. Esta e outras facilidades da nossa linha de produtos garantem mais tranquilidade ao seu bebê.
Fonte: Revista Crescer e Baby Center