Cuidados – Vai visitar um bebê? Beijar uma criança pode apresentar riscos

A vinda de um bebê costuma deixar toda a família e os amigos ansiosos. Porém, antes de marcar a sua visita, avalie antes se você está realmente bem de saúde, e tome cuidado para não ser inconveniente, pois você pode até prejudicar a saúde do bebê. Você sabia, por exemplo, que um simples beijo pode trazer herpes e até infecção generalizada?

De acordo com Natacha Sakai, pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, a sensibilidade da saúde de um bebê inspira muita cautela, “não há um tempo ideal para visitar um recém-nascido, mas, sempre correrá riscos de contrair doenças. Por isso, deve-se usar o bom senso”, conta a médica.

Está doente? Nem pense em visitas!

Como forma de prevenção, a única pessoa que têm mesmo o direito de ficar perto do recém-nascido, mesmo com sintomas de alguma doença, é a mãe. Isso porque ela tem a “necessidade de amamentar o bebê” e deve ter a liberação e orientação do pediatra, cita a especialista. Segundo ela, deve-se manter o cuidado de usar máscara, ”além disso, não tossir, beijar ou espirrar próximo ao pequeno; lavar as mãos e higienizar com álcool gel. As demais pessoas devem ficar afastadas”, pontua Sakai.

Segundo a pediatra, uma tosse inocente para um adulto pode ser responsável por um recém-nascido contrair doenças como coqueluche. Outras doenças infectocontagiosas podem ser transmitidas por gotículas ou contato, como herpes, resfriados, gripes.

Beijo só com ok dos pais – A maioria das infecções ocorre durante o parto, porém, cerca de 10% dos casos de herpes em recém-nascidos são registrados no período pós-natal, por meio do contato com lesões ou até mesmo com leite contaminado com o vírus. A pediatra ainda alerta que mesmo infecções consideradas simples são devastadoras à saúde do bebê. A pediatra dá outras dicas importantes: higienize as mãos mesmo se não for segurar o bebê, evite fumar no mínimo por quatro horas antes da visita.

Fonte – Vanessa Sulina do blog Fala Saúde (R7)

compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email