4 curiosidades cientificas sobre bebês que você nem imaginava

Todos nós já fomos bebês um dia, mesmo que as únicas lembranças desses tempos estejam apenas em fotos e vídeos. E o processo de crescimento e desenvolvimento das fases é algo que surpreende, contando com várias curiosidades inimagináveis. Se você está se perguntando quais são elas, está no lugar certo. Confira abaixo 6 curiosidades que provavelmente você não sabia.

  1. Bebês não precisam beber água

Ao contrário dos adultos, que precisam beber água para se manter hidratados, os bebês recém-nascidos não têm essa necessidade, pois, o leite materno ou as fórmulas já fornecem toda a hidratação e nutrição necessária, inclusive a ingestão de água por bebês pode ser perigosa.

Se um bebê com menos de seis meses ingerir água, pode acontecer o excesso de hidratação e um desequilíbrio que pode resultar em níveis baixo de sódio. O acúmulo de água acaba flutuando pela corrente sanguínea, diluindo o sangue e reduzindo a concentração de moléculas eletrolíticas críticas que são auxiliares para a comunicação celular. Sendo assim, nada de dar água para bebês com menos de seis meses.


2. Bebês são nadadores por natureza

Antes mesmo de completar seis meses, a maioria dos bebês consegue segurar a respiração embaixo d’água automaticamente. Isso porque eles contam com respostas autônomas do organismo para ajudar na conservação de oxigênio.

Seus batimentos cardíacos desaceleram e os vasos sanguíneos periféricos se contraem, evitando a inalação de água. Tudo isso não significa, no entanto, que você deve jogar um bebê na água e esperar que ele saia nadando. Depois de seis meses, inclusive, esse reflexo pode desaparecer.

3.  Os bebês não enxergam bem

Todos os bebês nascem com uma visão ruim, que permanece nos primeiros meses de vida, o que não permite que eles consigam focar. Esse foco é encontrado ao longo do primeiro ano de vida, conforme os músculos e o cérebro começam a aprender a processar as informações visuais com precisão. 

Nos primeiros meses, os bebês, são mais responsivos quando diante de imagens em preto e branco de alto contraste do que cores brilhantes. Uma das primeiras cores que chamam a atenção dos bebês é o vermelho.


4. Bebês sentem gostos diferentes

Os bebês têm o paladar diferente em comparação com crianças mais velhas e adultos. Segundo estudos, os humanos conseguem sentir gostos doces e azedos assim que nascem, mas não conseguem sentir o amargo até completarem dois ou três meses.
Além disso, até os três ou quatro meses eles não sentem o salgado. Com essas limitações, eles acabam não sentindo o mesmo gosto que um adulto sentiria.

5. Bebês sentem vontade de comer o que comemos?

Sempre que estamos comendo na frente de um bebê e ele olha com aquele olharzinho, da uma impressão de que ele quer e que se não dermos ele vai ficar com vontade ou doente, mas isso é apenas coisa da nossa cabeça, pois o único sabor que os bebês conhecem é o do leite materno ou o leite que tomam, então não sentem vontade de nada, só do leite da mamãe.

O fato dele te olhar comer é porque gosta de você! Ele está observando o mundo ao redor e você é a figura mais importante, então te observa para apreender suas expressões e entender como o mundo funciona. Coma à vontade na frente dele. Isso estimulará mais para a frente o interesse dele pela alimentação. Ou seja, se você quiser que ele coma de tudo, terá que comer de tudo na frente dele e oferecer cada coisa a seu tempo. 

compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email